domingo, 30 de dezembro de 2012

Super Size Me - A Dieta do Palhaço


Pra quem não sabe do que se trata, Super Size Me (EUA, 2004) é um documentário dirigido e atuado por Morgan Spurlock, cineasta independente, que alerta sobre os riscos que o consumo excessivo de fast food pode trazer à nossa saúde.
Para isso, Morgan se submete a uma dieta de 30 dias, onde o cardápio de todas suas refeições seriam compostos somente por produtos da franquia McDonald’s! Para comprovar os efeitos de sua dieta, o atuante passa por uma bateria de exames médicos para atestar sua perfeita saúde, e também durante o período da experiência para averiguar os danos. Spurlock deve seguir algumas regras em sua dieta, e essas são:
  • Somente consumir produtos vendidos nos restaurantes McDonald’s, incluindo água.
  • Se lhe fossem oferecidos opções de tamanho grande, não deveria recusar.
  • Durante os 30 dias da dieta, ele deveria provar todos os produtos vendidos na rede de fast food.

Logo na primeira semana, Morgan engorda 12 quilos, e já no final da experiência, desenvolve um problema de fígado, devido à enorme quantidade de açúcar ingerido. A intenção de Morgan com seu protesto é conscientizar sobre os riscos de uma dieta desequilibrada, rica em sal, açúcar e gordura. Durante o desenvolver do documentário, ele apela também para as escolas, questionando a merenda servida aos alunos. Como exemplo, Spurlock compara duas instituições, uma particular com pré-adolescentes e outra estatal, especial para jovens problemáticos.
Enquanto a escola particular serve uma merenda rica em carboidratos, a outra apresenta um cardápio balanceado, com legumes e verduras. Na comparação de notas, os alunos problemáticos saem na frente. Além das escolas, o cineasta também apela para as empresas de marketing, questionando o efeito que as propagandas causam na mente dos consumidores, principalmente os pequeninos. Todos esses pontos são apresentados de modo muito coerente, onde Morgan entrevista cidadãos comuns nas ruas de várias idades, marketeiros de grandes corporações, médicos especialistas, pessoas com problemas de obesidade e até mesmo uma figuraça, um homem famoso por ter comido mais de 19 mil Big Macs durante a vida toda.
Todo o empenho de Spurlock parece ter surtido efeito, pois após o lançamento do vídeo, várias empresas incluindo o próprio McDonald’s reformaram sua imagem, apresentando um cardápio mais saudável (ou não) e banindo as opções de refeições em tamanho grande, por conterem um nível de sal e outros nutrientes muito acima do normal permitido.





Fontes:
http://www.vortexcultural.com.br/cinema/critica-super-size-me-dieta-do-palhaco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário